Ter, 07 de maio de 2019, 00:00

Questão 01 sobre CPC 00
Confira a resolução de questões

Prova: Elaboração própria – Valdenes Rezende

Acerca do que diz o CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação do Relatório Contábil-Financeiro, é correto afirmar que:

A- Tem o objetivo de fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas, com o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.

B- Define normas ou procedimentos para qualquer questão particular sobre aspectos de mensuração ou divulgação.

C- Para ser considerada útil, a informação contábil-financeira, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.

D- Para a informação ser livre de erros ela precisa, obrigatoriamente, possuir exatidão dos fatos contábeis.

Resolução

A – O relatório contábil-financeiro tem o objetivo de fornecer informações que auxiliem os usuários a tomarem decisões econômicas. Contudo, o que torna esta alternativa incorreta é o fato de que essas informações devem ser úteis para atender as necessidades dos usuários em geral, tais como: governo, bancos, fornecedores, entidades reguladoras, investidores e sociedade em geral, não podendo beneficiar apenas algum grupo específico.

B- Esta Estrutura Conceitual não é um Pronunciamento Técnico propriamente dito, uma vez que seu objetivo é dar suporte na elaboração de Pronunciamentos Técnicos e auxiliar na harmonização de regulamentações e normas contábeis. Portanto, esta alternativa está incorreta.

C- Resposta Correta. Pois a informação contábil-financeira para ser útil deve ser representada fidedignamente e relevante ao usuário. Além disso, esta será melhorada se possuir características de melhoria, que são: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.

D- Esta alternativa está incorreta, uma vez que, representação fidedigna não significa exatidão em todos os aspectos. Um retrato da realidade econômica livre de erros significa que não há erros ou omissões no fenômeno retratado, mas que o processo utilizado, para produzir a informação reportada, foi selecionado e foi aplicado livre de erros.

Comentário de Valdenes Rezende

Atualizado em: Qua, 08 de maio de 2019, 09:54