Qua, 22 de maio de 2019, 00:00

Questão 02 sobre CPC 04
Questão da Olimpíada Brasileira de Contabilidade

Prova: OBC 2017

OBC 2017- Uma entidade pode, em relação um Ativo Intangível, adquiri-los de outra companhia ou gera-los internamente. Em relação aos ativos gerados internamente pode-se afirmar que:

a) As despesas pré-operacionais devem ser classificadas no Ativo Intangível da entidade.

b) Quando a entidade não conseguir diferenciar a fase de pesquisa da fase de desenvolvimento, os gastos com o projeto devem ser reconhecidos no resultado.

c) Os gastos com na fase de desenvolvimento em todas as situações devem ser reconhecidas no resultado.

d) As atividades da entidade que possuem o intuito de obtenção de novos conhecimentos devem ser reconhecidas no Ativo Intangível.

e) Mesmo a entidade não possua demanda para o protótipo que criou, pode reconhece-lo como um Ativo Intangível em fase de desenvolvimento.

Comentário

a) Devem ser classificadas como despesas, pois não se sabe se terá benefícios econômicos futuros.

b) CORRETA

c) Caso na fase de desenvolvimento haja garantia de geração de futuros benefícios econômicos e viabilidade do negócio, esses gastos devem ser reconhecidos como ativo intangível.

d) Segundo o CPC 04, na fase de pesquisa a empresa não está apta a demonstrar a existência de ativo intangível que gerará benefícios econômicos futuros. Desse modo, os gastos devem ser lançados como despesas. Exemplos de atividades de pesquisa: atividades destinadas à obtenção de novo conhecimento; busca, avaliação e seleção final das aplicações dos resultados de pesquisa ou outros conhecimentos; busca de alternativas para materiais, dispositivos, produtos, processos, sistemas ou serviços; e formulação, projeto, avaliação e seleção final de alternativas possíveis para materiais, dispositivos, produtos, processos, sistemas ou serviços novos ou aperfeiçoados.

e) Se não possui demanda, não gera benefício econômico futuro. O custo deve ser lançado como despesa.

Por: Verônica Andrade


Atualizado em: Sex, 31 de maio de 2019, 10:26