Por Alex Bertollo
São técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para a consecução de seu objetivo. São ferramentas que o auditor dispõe para cumprir os testes de auditoria. Consideram a relevância e os riscos de auditoria. Procedimentos de auditoria são os exames, as investigações (o que fazer).
Testes de auditoria constituem exames e investigações que possibilitam ao auditor independente obter subsídios suficientes para fundamentar seu relatório. Testes de auditoria são as ferramentas a serem utilizadas para a aplicação dos procedimentos (como fazer).
Exemplo: Se o objetivo da ação é determinar a existência de um bem (procedimento), o caminho a seguir é inspecioná-lo fisicamente (teste), buscando uma prova material satisfatória.
Os testes dividem-se em:
- Testes de observância: objetivam ter razoável segurança de que os controles internos estão em efetivo funcionamento e cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. São também denominados de TESTES DE ADERÊNCIA OU TESTES DE CONTROLE.
- Testes substantivos: objetivam ter evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade. Dividem-se em: (a) TESTES DE DETALHES; e, (b) PROCEDIMENTOS DE REVISÃO ANALÍTICA.
Os procedimentos de auditoria correspondem ao conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas. Quanto as Técnicas de Auditoria previstas na NBC TA 500 são: INSPEÇÃO OBSERVAÇÃO INDAGAÇÃO CONFIRMAÇÃO EXTERNA RECÁLCULO PROCEDIMENTOS ANALITICOS REEXECUÇÃO